Friday, September 22, 2017

Sentimento, Beleza, Moradas da alma

Segunda de 3 meditações do amigo Lincoln Hass Hein (pós-graduando em arteterapia, autor do blog inspiradonogregoriano, e professor de canto e música litúrgica).

Como na primeira, encontra-se ao final uma "nota" explicativa que esboça seus fundamentos teóricos.


* * *

A​ ​especial​ ​moção​ ​chamada​ ​sentimento,​ ​sua​ ​relação​ ​com​ ​a​ ​consciência​ ​e​ ​a​ ​contemplação da​ ​Beleza​ ​nos​ ​seus​ ​vários​ ​graus: 

Nos​ ​dois​ ​primeiros​ ​graus​ ​de​ ​ser,​ ​material​ ​e​ ​vegetativo,​ ​há​ ​beleza​ ​pela​ ​confluência,​ ​pela​ ​ordem e​ ​pela​ ​unidade​ ​entre​ ​forma,​ ​inclinação​ ​e​ ​substrato​ ​(modus,​ ​species,​ ​ordo​ ​ou​ ​mensura, numerus,​ ​pondus:​ ​medida,​ ​número​ ​e​ ​peso)​ ​mas​ ​não​ ​sentimento​ ​do​ ​Belo. 

Nos​ ​outros​ ​graus​ ​incluindo​ ​a​ ​diversificação​ ​do​ ​grau​ ​sensitivo​ ​e​ ​do​ ​intelectivo​ ​nas​ ​várias moradas​ ​há​ ​vários​ ​graus​ ​de​ ​sentimento. 

O​ ​sentimento​ ​não​ ​é​ ​paixão​ ​(emoção)​ ​nem​ ​afeto​ ​(volição,​ ​moção​ ​da​ ​vontade),​ ​é​ ​uma​ ​impressão afetiva​ ​(affectus​ ​em​ ​São​ ​Bernardo​ ​quando​ ​operado​ ​por​ ​Deus​ ​na​ ​alma),​ ​um​ ​único​ ​ato​ ​que envolve​ ​a​ ​percepção​ ​da​ ​beleza​ ​e​ ​sua​ ​fruição,​ ​uma​ ​síntese​ ​entre​ ​cognição​ ​e​ ​apetite​ ​num​ ​único ato​ ​presente​ ​à​ ​consciência​ ​reflexiva. 

O​ ​sentimento​ ​é​ ​um​ ​conhecimento​ ​que​ ​ama​ ​e​ ​um​ ​amor​ ​que​ ​conhece,​ ​uma​ ​integração​ ​da​ ​tríplice divisão​ ​memória-inteligibilidade-inclinação​ ​que​ ​reage​ ​belamente​ ​à​ ​beleza. 

O​ ​sentimento​ ​só​ ​se​ ​dá​ ​na​ ​integração​ ​da​ ​consciência​ ​e​ ​nos​ ​seus​ ​graus​ ​que​ ​se​ ​realizam​ ​nos vários​ ​tipos​ ​de​ ​memória​ ​enquanto​ ​poder​ ​de​ ​reflexão: 

1-​ ​a​ ​affectio​ ​imaginaria, 

2-​ ​a​ ​reminiscência,​ ​e 

3-​ ​a​ ​memória​ ​espiritual​ ​em​ ​seus​ ​graus​ ​de​ ​participação​ ​espiritual​ ​(autoconhecimento​ ​natural,​ ​e os​ ​vários​ ​graus​ ​de​ ​autoconhecimento​ ​sobrenatural). 

O​ ​sentimento​ ​do​ ​belo​ ​pode​ ​responder​ ​ao​ ​belo​ ​presente​ ​ou​ ​ser​ ​princípio​ ​da​ ​criação​ ​de​ ​algo​ ​belo e​ ​pode​ ​estar​ ​relacionado​ ​à​ ​apreensão​ ​do​ ​bem​ ​simpliciter​ ​ou​ ​ao​ ​bem​ ​enquanto​ ​atingido​ ​e​ ​assim se​ ​une​ ​ao​ ​sentimento​ ​do​ ​feio​ ​(feio​ ​sensível,​ ​espiritual​ ​ou​ ​moral).​ ​Há​ ​a​ ​possibilidade​ ​também do​ ​sentimento​ ​não​ ​ser​ ​fruitivo​ ​e​ ​sem​ ​que​ ​isso​ ​implique​ ​em​ ​feiúra​ ​do​ ​contemplado​ ​mas​ ​ao contrário​ ​implique​ ​numa​ ​imperfeição​ ​relativa​ ​de​ ​quem​ ​contempla​ ​(aqui​ ​há​ ​ou​ ​a​ ​desordem​ ​de quem​ ​contempla​ ​atuando​ ​ou​ ​a​ ​suprema​ ​perfeição​ ​da​ ​beleza​ ​que​ ​pode​ ​ser​ ​terrificante​ ​e assombrosa). 

Existem​ ​vários​ ​tipos​ ​de​ ​sentimento​ ​e​ ​é​ ​possível​ ​que​ ​um​ ​grau​ ​de​ ​sentimento​ ​por​ ​refluência afete​ ​outro.​ ​É​ ​possível​ ​que​ ​o​ ​sentimento​ ​do​ ​belo​ ​sensível​ ​com​ ​intensidade​ ​leve​ ​ao​ ​sentimento do​ ​belo​ ​espiritual​ ​e​ ​à​ ​contemplação​ ​da​ ​verdade​ ​e​ ​é​ ​possível​ ​que​ ​o​ ​sentimento​ ​espiritual​ ​traga deleite​ ​às​ ​potências​ ​inferiores​ ​gerando​ ​sentimentos. 

Também​ ​são​ ​possíveis​ ​sentimentos​ ​desordenados​ ​que​ ​são​ ​perigosos​ ​pela​ ​ligação​ ​do sentimento​ ​com​ ​a​ ​impressão​ ​profunda​ ​na​ ​alma. 

É​ ​possível​ ​que​ ​sentimentos​ ​estejam​ ​contaminados​ ​por​ ​excesso​ ​de​ ​paixão​ ​ou​ ​volição desordenada​ ​e​ ​então​ ​mais​ ​que​ ​acesso​ ​ao​ ​belo​ ​se​ ​tornam​ ​obscura​ ​vertigem​ ​egocêntrica.​ ​O​ ​belo se​ ​reduz​ ​ao​ ​bem​ ​e​ ​ao​ ​bom​ ​perseguidos​ ​de​ ​forma​ ​desordenada​ ​e​ ​num​ ​grau​ ​ínfimo​ ​que​ ​muitas vezes​ ​não​ ​passa​ ​do​ ​vegetativo​ ​ou​ ​da​ ​impressão​ ​dos​ ​sentidos.​ ​É​ ​nesta​ ​degradação​ ​que aparecem​ ​obras​ ​de​ ​"arte"​ ​que​ ​não​ ​são​ ​dignas​ ​desse​ ​nome​ ​e​ ​que​ ​não​ ​vão​ ​além​ ​da​ ​satisfação desordenada​ ​das​ ​necessidades​ ​mais​ ​básicas​ ​relacionadas​ ​aos​ ​instintos​ ​de​ ​reprodução​ ​e nutrição. 

O​ ​sentimento​ ​implica​ ​um​ ​conhecimento​ ​por​ ​conaturalidade,​ ​um​ ​conhecimento​ ​íntimo​ ​daquele que​ ​ama​ ​pela​ ​união​ ​​ ​com​ ​o​ ​amado​ ​e​ ​assim​ ​nos​ ​sentimentos​ ​espirituais​ ​místicos​ ​tem-se​ ​um conhecimento​ ​de​ ​Deus​ ​pela​ ​participação​ ​na​ ​sua​ ​vida​ ​derivada​ ​do​ ​amor​ ​em​ ​grau​ ​elevado.​ ​No caso​ ​da​ ​apreensão​ ​das​ ​obras​ ​de​ ​arte​ ​humanas​ ​e​ ​divinas​ ​também​ ​há​ ​a​ ​possibilidade​ ​desse conhecimento​ ​fruto​ ​do​ ​amor,​ ​a​ ​possibilidade​ ​do​ ​sentimento​ ​e​ ​da​ ​experiência​ ​que​ ​tocam intimamente​ ​um​ ​outro. 

A​ ​partir​ ​destas​ ​considerações​ ​sobre​ ​as​ ​potências,​ ​moradas​ ​e​ ​o​ ​sentimento​ ​seria​ ​possível​ ​numa outra​ ​reflexão​ ​pensar​ ​nos​ ​vários​ ​tipos​ ​de​ ​sentimento​ ​seja​ ​de​ ​um​ ​ponto​ ​de​ ​vista​ ​natural​ ​seja sobrenatural​ ​e​ ​buscar​ ​uma​ ​compreensão​ ​do​ ​modo​ ​como​ ​a​ ​alma​ ​é​ ​“afetada”,​ ​como​ ​a​ ​alma recebe​ ​os​ ​vários​ ​sentimentos​ ​tanto​ ​no​ ​dia-a-dia​ ​e​ ​atividades​ ​quanto​ ​na​ ​oração​ ​e​ ​como​ ​estes sentimentos​ ​podem​ ​derivar​ ​de​ ​uma​ ​ação​ ​natural​ ​(material,​ ​vegetal,​ ​animal​ ​ou​ ​humana), preternatural​ ​(angélica​ ​ou​ ​diabólica)​ ​ou​ ​sobrenatural​ ​(divina).​ ​Além​ ​disso​ ​seria​ ​possível estudar​ ​o​ ​modo​ ​como​ ​os​ ​vários​ ​sentimentos​ ​dentro​ ​de​ ​seu​ ​âmbito​ ​próprio​ ​(num​ ​dos​ ​três​ ​graus e​ ​tipos​ ​de​ ​memória/centro​ ​reflexivo:​ ​affectio​ ​imaginaria,​ ​reminiscência​ ​e​ ​memória​ ​espiritual) geram​ ​hábitos​ ​e​ ​disposições​ ​arraigadas​ ​e​ ​estudar​ ​como​ ​se​ ​relacionam​ ​com​ ​a​ ​atividade​ ​geral​ ​do ser​ ​humano​ ​na​ ​prática​ ​de​ ​virtudes​ ​ou​ ​vícios​ ​ou​ ​na​ ​prática​ ​das​ ​artes​ ​e​ ​ciências. 


Considerações​ ​sobre​ ​o​ ​fundo​ ​da​ ​alma,​ ​o​ ​conhecimento,​ ​a​ ​estética,​ ​e​ ​o​ ​símbolo​ ​como lugar​ ​de​ ​encontro​ ​relacional​ ​e​ ​pessoal: 

Considero​ ​o​ ​espírito​ ​no​ ​homem​ ​(o​ ​seu​ ​núcleo​ ​mais​ ​íntimo)​ ​como​ ​a​ ​memória​ ​espiritual,​ ​uma capacidade​ ​para​ ​Deus,​ ​uma​ ​capacidade​ ​para​ ​receber​ ​a​ ​luz.  

Essa​ ​capacidade​ ​é​ ​modulada​ ​no​ ​intelecto​ ​agente,​ ​o​ ​intelecto​ ​agente​ ​como​ ​que​ ​é​ ​emanado dessa​ ​capacidade​ ​e​ ​de​ ​ambos​ ​memória​ ​e​ ​intelecto​ ​emana​ ​a​ ​vontade.​ ​Da​ ​reflexão​ ​que​ ​então acontece​ ​entre​ ​memória​ ​e​ ​intelecto​ ​agente​ ​a​ ​memória​ ​se​ ​manifesta​ ​como​ ​intelecto​ ​possível que​ ​acolhe​ ​em​ ​si​ ​a​ ​luz​ ​dos​ ​entes​ ​criados​ ​abstraída​ ​mas​ ​esse​ ​acolhimento​ ​da​ ​luz​ ​do​ ​ser​ ​criatural só​ ​é​ ​possível​ ​porque​ ​a​ ​memória​ ​já​ ​é​ ​abertura​ ​"sede"​ ​(com​ ​“é”,​ ​lugar)​ ​para​ ​a​ ​luz​ ​divina​ ​e​ ​ao mesmo​ ​tempo​ ​"sede"​ ​(com​ ​“ê”,​ ​desejo)​ ​da​ ​beatitude.  

A​ ​memória​ ​é​ ​análoga​ ​ao​ ​seio​ ​do​ ​Pai​ ​que​ ​em​ ​si​ ​acolhe​ ​o​ ​Verbo​ ​e​ ​o​ ​amor​ ​porém​ ​ao​ ​contrário​ ​da natureza​ ​divina​ ​no​ ​homem​ ​esse​ ​acolhimento​ ​da​ ​luz​ ​e​ ​do​ ​amor​ ​pode​ ​ter​ ​sua​ ​plenitude​ ​frustrada.  

O​ ​anjo​ ​da​ ​guarda​ ​é​ ​aquele​ ​que​ ​comunica​ ​(tendo​ ​recebido​ ​das​ ​hierarquias​ ​superiores)​ ​uma​ ​luz à​ ​memória​ ​tornando​ ​possível​ ​a​ ​atualização​ ​plena​ ​desta​ ​em​ ​intelecto​ ​agente​ ​(pode​ ​acontecer​ ​às vezes​ ​sem​ ​a​ ​interferência​ ​angélica​ ​de​ ​um​ ​modo​ ​parcial).​ ​A​ ​iluminação​ ​agostiniana​ ​aparece assim​ ​em​ ​duas​ ​frentes:​ ​há​ ​uma​ ​iluminação​ ​que​ ​é​ ​a​ ​luz​ ​da​ ​memória​ ​como​ ​capacidade​ ​para​ ​o inteligível​ ​(espelho​ ​luminoso)​ ​e​ ​há​ ​uma​ ​iluminação​ ​que​ ​acontece​ ​no​ ​momento​ ​da​ ​apreensão metafísica​ ​da​ ​realidade.​ ​Esta​ ​apreensão​ ​envolve​ ​de​ ​um​ ​lado​ ​a​ ​ação​ ​angélica​ ​ou​ ​a​ ​atividade imanente​ ​da​ ​luz​ ​interior​ ​e​ ​de​ ​outro​ ​uma​ ​impressão​ ​natural​ ​da​ ​semelhança​ ​das​ ​idéias​ ​divinas que​ ​já​ ​estava​ ​na​ ​memória​ ​(como​ ​imagem​ ​divina)​ ​em​ ​potência​ ​mas​ ​sem​ ​atualizar-se​ ​num​ ​verbo mental​ ​expresso​ ​reflexivo​ ​(que​ ​é​ ​muito​ ​mais​ ​que​ ​uma​ ​expressão​ ​linguística).  

Para​ ​que​ ​entretanto​ ​se​ ​inicie​ ​no​ ​homem​ ​esse​ ​processo​ ​de​ ​iluminação​ ​é​ ​necessário​ ​o​ ​contato com​ ​a​ ​expressão​ ​visível​ ​das​ ​idéias​ ​divinas,​ ​a​ ​estética​ ​é​ ​parte​ ​integrante​ ​da​ ​iluminação: ordinariamente​ ​a​ ​glória​ ​divina​ ​aparece​ ​participada​ ​na​ ​glória​ ​visível​ ​e​ ​sensível​ ​das​ ​criaturas materiais​ ​e​ ​a​ ​sensibilidade​ ​do​ ​homem​ ​quando​ ​este​ ​está​ ​aberto​ ​para​ ​a​ ​experiência​ ​da​ ​realidade é​ ​iluminada​ ​pela​ ​luz​ ​da​ ​memória​ ​e​ ​do​ ​intelecto​ ​e​ ​movida​ ​pelo​ ​desejo​ ​de​ ​beatitude​ ​da​ ​vontade, a​ ​apreensão​ ​estética​ ​é​ ​assim​ ​o​ ​sentimento​ ​de​ ​admiração.  

A​ ​admiração​ ​é​ ​síntese​ ​de​ ​sensibilidade​ ​e​ ​inteligência​ ​na​ ​memória​ ​que​ ​se​ ​vê​ ​inundada​ ​pela beatitude​ ​e​ ​luz​ ​participada​ ​na​ ​beleza.​ ​Quando​ ​porém​ ​há​ ​fechamento​ ​da​ ​memória​ ​(coração)​ ​em si,​ ​quando​ ​a​ ​memória/intelecto/vontade​ ​se​ ​deixam​ ​conduzir​ ​pela​ ​vertigem​ ​e​ ​perdem​ ​a​ ​piedade reverencial​ ​diante​ ​do​ ​real​ ​(misto​ ​de​ ​temor​ ​e​ ​desejo​ ​de​ ​união)​ ​então​ ​destrói-se​ ​a​ ​possibilidade pessoal​ ​do​ ​encontro.​ ​Porque​ ​a​ ​avidez​ ​de​ ​si​ ​quer​ ​sufocar​ ​o​ ​outro​ ​e​ ​não​ ​o​ ​respeita,​ ​a​ ​experiência da​ ​beleza​ ​se​ ​torna​ ​busca​ ​de​ ​prazer​ ​egocêntrica​ ​e​ ​deixa​ ​de​ ​ser​ ​encontro​ ​com​ ​o​ ​belo​ ​para​ ​se 
tornar​ ​destruição​ ​e​ ​consumo​ ​do​ ​outro​ ​e​ ​por​ ​fim​ ​perda​ ​de​ ​si​ ​por​ ​perda​ ​de​ ​sua​ ​própria​ ​perfeição que​ ​é​ ​relação​ ​pessoal​ ​subsistente. 

E​ ​é​ ​por​ ​isso​ ​que​ ​estou​ ​estudando​ ​arteterapia.​ ​Porque​ ​a​ ​corrupção​ ​da​ ​imaginação​ ​quando​ ​se separa​ ​do​ ​intelecto​ ​e​ ​a​ ​arte​ ​falsa​ ​que​ ​se​ ​separa​ ​do​ ​amor​ ​e​ ​da​ ​verdade​ ​(ambas,​ ​imaginação desordenada​ ​e​ ​arte​ ​falsa​ ​causadas​ ​pelo​ ​egoísmo)​ ​provocam​ ​a​ ​neurose​ ​da​ ​vertigem​ ​enquanto​ ​a experiência​ ​estética​ ​autêntica​ ​é​ ​apreensão​ ​do​ ​símbolo​ ​na​ ​sua​ ​transparência​ ​luminosa. 

O​ ​símbolo​ ​quando​ ​não​ ​corrompido​ ​é​ ​âmbito​ ​de​ ​realidade​ ​(para​ ​usar​ ​a​ ​expressão​ ​de​ ​Alfonso Lopez​ ​Quintás).​ ​É​ ​abertura​ ​relacional​ ​que​ ​cria​ ​campo​ ​de​ ​jogo,​ ​possibilidades​ ​de​ ​interação​ ​do real​ ​e​ ​comunicação​ ​do​ ​ser​ ​e​ ​possibilidades​ ​de​ ​iluminação:​ ​"entreveramento"​ ​(reflexão luminosa​ ​mútua,​ ​interpenetração​ ​das​ ​luzes).​ ​No​ ​entreveramento​ ​acontece​ ​a​ ​aletheia​ ​(verdade em​ ​grego),​ ​a​ ​patência​ ​luminosa,​ ​o​ ​descobrir​ ​do​ ​véu.​ ​E​ ​neste​ ​descobrir​ ​do​ ​véu​ ​é​ ​possivel​ ​o encontro​ ​com​ ​os​ ​valores​ ​elevados​ ​e​ ​a​ ​partir​ ​deste​ ​encontro​ ​ético​ ​é​ ​possível​ ​a​ ​religação​ ​com Deus. 

O​ ​fundo​ ​da​ ​alma​ ​que​ ​é​ ​a​ ​memória​ ​num​ ​sentido​ ​profundo​ ​como​ ​totalidade​ ​da​ ​capacidade humana​ ​e​ ​que​ ​inicia​ ​o​ ​processo​ ​acolhendo​ ​o​ ​dom​ ​da​ ​admiração​ ​encontra-se​ ​no​ ​termo​ ​do processo​ ​como​ ​compreensão​ ​do​ ​ser​ ​na​ ​experiência.​ ​No​ ​meio​ ​há​ ​a​ ​abstração​ ​e​ ​as​ ​composições e​ ​divisões​ ​meditativas​ ​de​ ​vários​ ​graus​ ​(desde​ ​os​ ​sentidos​ ​até​ ​o​ ​mais​ ​íntimo​ ​espiritual)​ ​mas​ ​no fim​ ​a​ ​admiração​ ​se​ ​desenvolve​ ​no​ ​seu​ ​máximo​ ​esplendor​ ​tornando-se​ ​experiência​ ​íntima​ ​e concreta​ ​do​ ​ser,​ ​compreensão​ ​do​ ​que​ ​há​ ​através​ ​da​ ​unidade​ ​dos​ ​transcendentais​ ​(uno,​ ​ser, bem,​ ​verdade)​ ​no​ ​esplendor​ ​da​ ​beleza,​ ​e​ ​isso​ ​porque​ ​a​ ​própria​ ​alma​ ​se​ ​tornou​ ​bela​ ​alcançando a​ ​redenção,​ ​tornou-se​ ​conatural​ ​com​ ​a​ ​beleza​ ​e​ ​apta​ ​a​ ​deixar-se​ ​mover​ ​plenamente​ ​pela​ ​beleza nos​ ​sentimentos​ ​elevados.  

Até​ ​atingir​ ​esse​ ​ápice​ ​é​ ​preciso​ ​caminhar​ ​pelas​ ​moradas​ ​interiores​ ​e​ ​passar​ ​pelos​ ​três​ ​graus​ ​de memória​ ​reflexiva​ ​simbólica:​ ​a​ ​imaginação​ ​como​ ​affectio​ ​imaginaria,​ ​a​ ​reminiscência​ ​e​ ​a memória​ ​espiritual;​ ​é​ ​preciso​ ​saborear​ ​a​ ​admiração​ ​e​ ​os​ ​sentimentos​ ​de​ ​um​ ​modo​ ​ordenado​ ​e belo​ ​em​ ​cada​ ​um​ ​desses​ ​graus​ ​fazendo​ ​com​ ​que​ ​a​ ​luz​ ​do​ ​fundo​ ​da​ ​alma​ ​progressivamente​ ​se dirija​ ​e​ ​guie​ ​as​ ​ações​ ​desde​ ​o​ ​exterior​ ​até​ ​o​ ​mais​ ​íntimo​ ​núcleo.​ ​Na​ ​plenitude​ ​da​ ​vocação pessoal​ ​e​ ​do​ ​processo​ ​de​ ​tornar-se​ ​pessoa,​ ​indivíduo​ ​racional​ ​subsistente,​ ​é​ ​o​ ​núcleo​ ​mais íntimo​ ​que​ ​tudo​ ​dirige​ ​a​ ​partir​ ​dos​ ​sentimentos​ ​conaturais​ ​com​ ​a​ ​Beleza​ ​(Beleza​ ​enquanto síntese​ ​dos​ ​transcendentais​ ​do​ ​ser),​ ​é​ ​o​ ​núcleo​ ​da​ ​alma​ ​que​ ​atinge​ ​seu​ ​pleno​ ​caráter​ ​relacional sem​ ​negar-se​ ​a​ ​si​ ​mesmo​ ​na​ ​sua​ ​diferença​ ​e​ ​unicidade.  



"A​ ​beleza​ ​salvará​ ​(curará)o​ ​mundo"



"Santa Maria, Mãe do Belo Amor", no eremitério da Universidad de Navarra (Pamplona, Espanha)




* * *


Nota [esboço para a fundamentação teórica]:

​Reflexão​ ​e​ ​algumas​ ​idéias​ ​sobre​ ​as​ ​8​ ​moradas​ ​da​ ​alma​ ​e​ ​operações​ ​das potências​ ​anímicas. 

8​ ​moradas​ ​da​ ​alma​ ​e​ ​operações​ ​das​ ​potências​ ​em​ ​sua​ ​tríplice​ ​divisão​ ​dentro​ ​de​ ​cada​ ​grau​ ​de ser:​ ​memória-inteligibilidade-inclinação​ ​(modus,​ ​species,​ ​ordo;​ ​mensura,​ ​numerus,​ ​pondus),​ ​e suas​ ​subdivisões.​ ​Síntese​ ​entre​ ​várias​ ​idéias​ ​derivadas​ ​de​ ​vários​ ​autores​ ​(Santo​ ​Agostinho,​ ​os vitorinos​ ​Hugo​ ​e​ ​Ricardo,​ ​os​ ​místicos​ ​cistercienses​ ​São​ ​Bernardo,​ ​Guilherme​ ​de​ ​Saint​ ​Thierry e​ ​Elredo,​ ​São​ ​Tomás​ ​e​ ​São​ ​Boaventura,​ ​Santa​ ​Catarina​ ​de​ ​Sena,​ ​Santa​ ​Teresa​ ​d’Ávila,​ ​São João​ ​da​ ​Cruz,​ ​São​ ​Francisco​ ​de​ ​Sales,​ ​Santa​ ​Edith​ ​Stein,​ ​​ ​Royo-Marin,​ ​Dietrich​ ​von Hildebrand​ ​,​ ​Martin​ ​Echavarría​ ​e​ ​mais​ ​o​ ​que​ ​li​ ​numa​ ​série​ ​de​ ​autores​ ​de​ ​psicologia​ ​moderna​ ​e em​ ​outros​ ​autores​ ​cristãos),​ ​de​ ​meditações​ ​que​ ​alguns​ ​amigos​ ​fizeram​ ​e​ ​meditações​ ​pessoais minhas​ ​sobre​ ​oração,​ ​a​ ​alma​ ​humana​ ​e​ ​a​ ​relação​ ​da​ ​beleza​ ​com​ ​a​ ​alma​ ​humana. 

____________________________________ 

Na​ ​primeira​ ​morada​ ​há​ ​três​ ​graus​ ​de​ ​ser,​ ​o​ ​material,​ ​o​ ​vegetativo​ ​e​ ​o​ ​sensitivo​ ​no​ ​seu​ ​grau inferior​ ​junto​ ​com​ ​um​ ​princípio​ ​ínfimo​ ​de​ ​intelecto​ ​que​ ​se​ ​mescla​ ​ao​ ​sentido​ ​na​ ​affectio imaginaria. 

Na​ ​segunda​ ​morada​ ​há​ ​o​ ​grau​ ​sensitivo​ ​no​ ​seu​ ​grau​ ​superior​ ​e​ ​o​ ​grau​ ​intelectivo​ ​no​ ​seu​ ​grau inferior​ ​(razão​ ​particular). 

Na​ ​terceira​ ​morada​ ​há​ ​o​ ​grau​ ​intelectivo​ ​ou​ ​espiritual​ ​propriamente​ ​dito​ ​que​ ​só​ ​atinge​ ​sua plena​ ​espiritualidade​ ​quando​ ​pela​ ​graça​ ​pode​ ​se​ ​elevar​ ​até​ ​as​ ​últimas​ ​moradas. 

_____________________________________ 

Três​ ​graus​ ​de​ ​ser​ ​na​ ​Primeira​ ​morada: 

1a​ ​-​ ​MODUS​ ​1-​ ​natureza​ ​material​ ​("memória"​ ​substancial,​ ​permanências​ ​e​ ​alterações​ ​da estrutura​ ​material)​ ​-​ ​muralha​ ​do​ ​castelo​ ​interior. 

SPECIES​ ​2-​ ​forma​ ​como​ ​princípio​ ​de​ ​operações 

ORDO​ ​3-​ ​inclinação​ ​natural​ ​=​ ​disposição​ ​+​ ​efeito. 

1b​ ​-​ ​MODUS​ ​1-​ ​natureza​ ​vegetativa​ ​("memória"​ ​genética​ ​e​ ​vital,​ ​permanência​ ​e​ ​alterações​ ​da estrutura​ ​vital)​ ​-​ ​muralha​ ​do​ ​castelo​ ​interior​ ​e​ ​algumas​ ​divisões​ ​de​ ​muros​ ​interiores. 

SPECIES​ ​2-​ ​forma​ ​princípio​ ​de​ ​operações 

ORDO​ ​3-​ ​inclinação​ ​natural​ ​=​ ​disposição​ ​+​ ​efeito.  

1c​ ​-​ ​MODUS​ ​1-​ ​imaginação​ ​=​ ​affectio​ ​imaginaria​ ​(composição​ ​e​ ​divisão​ ​das​ ​impressões)​ ​+ fantasia​ ​(memória​ ​sensível​ ​das​ ​impressões) 

SPECIES​ ​2-​ ​impressão​ ​sensível​ ​nos​ ​sentidos​ ​e​ ​no​ ​sentido​ ​comum 

ORDO​ ​3-​ ​paixão​ ​(emoção)​ ​concupiscível​ ​instintiva​ ​ou​ ​mediada​ ​pela​ ​affectio​ ​imaginaria​ ​= mutação​ ​interior​ ​+​ ​reação​ ​efetiva​ ​que​ ​se​ ​desenvolve​ ​em​ ​comportamento​ ​exterior. 

Primeira​ ​morada​ ​do​ ​castelo​ ​interior: 

1d​ ​=​ ​1a+1b+1c​ ​recebendo​ ​influxo​ ​da​ ​graça​ ​santificante. 

Importante​ ​notar​ ​que​ ​a​ ​affectio​ ​imaginaria​ ​é​ ​o​ ​grau​ ​ínfimo​ ​de​ ​espiritualidade,​ ​uma​ ​refluência do​ ​intelecto​ ​na​ ​imaginação​ ​e​ ​que​ ​não​ ​existe​ ​nos​ ​outros​ ​animais,​ ​nem​ ​mesmo​ ​nos​ ​superiores, apenas​ ​no​ ​homem.​ ​O​ ​menor​ ​grau​ ​possível​ ​de​ ​autoconsciência​ ​e​ ​de​ ​percepção​ ​da transcendência​ ​(pela​ ​percepção​ ​do​ ​belo​ ​sensível)​ ​acontece​ ​nela​ ​e​ ​é​ ​possível​ ​ter​ ​uma​ ​razão​ ​e uma​ ​fé​ ​frágeis​ ​relacionadas​ ​a​ ​um​ ​intelecto​ ​que​ ​opere​ ​neste​ ​grau​ ​(quando​ ​a​ ​memória​ ​espiritual põe​ ​sua​ ​atividade​ ​reflexiva​ ​neste​ ​“ponto”​ ​da​ ​alma​ ​ao​ ​invés​ ​de​ ​um​ ​“ponto”​ ​mais​ ​íntimo). 

______________________________________ 

2​ ​graus​ ​de​ ​ser​ ​na​ ​Segunda​ ​Morada​ ​(estimativa​ ​instintiva​ ​e​ ​cogitativa/razão​ ​particular): 

2a​ ​-​ ​MODUS​ ​1-​ ​memória​ ​=​ ​reminiscência​ ​(composição​ ​e​ ​divisão​ ​das​ ​espécies​ ​intencionais​ ​de modo​ ​"silogístico")​ ​+​ ​memória​ ​(guardar​ ​na​ ​memória​ ​das​ ​espécies​ ​intencionais) 

SPECIES​ ​2-​ ​estimativa​ ​=​ ​percepção​ ​das​ ​espécies​ ​intencionais,​ ​cogitativa​ ​(percepção​ ​por comparações,​ ​composições​ ​e​ ​divisões)+instinto 

ORDO​ ​3-​ ​paixão​ ​(emoção)​ ​irascível​ ​instintiva​ ​ou​ ​ponderada,​ ​mediada​ ​pela​ ​cogitativa​ ​= mutação​ ​interior​ ​+​ ​reação​ ​efetiva​ ​que​ ​se​ ​desenvolve​ ​em​ ​comportamento​ ​exterior. 


Segunda​ ​morada​ ​do​ ​castelo: 

2b​ ​-​ ​​ ​1abc+2a​ ​recebendo​ ​influxo​ ​da​ ​graça​ ​santificante. 

Aqui​ ​já​ ​aparece​ ​um​ ​grau​ ​maior​ ​de​ ​espiritualidade​ ​com​ ​a​ ​chamada​ ​parte​ ​inferior​ ​da​ ​razão,​ ​ou razão​ ​particular​ ​que​ ​recebe​ ​refluxo​ ​do​ ​intelecto​ ​e​ ​já​ ​permite​ ​perseguir​ ​um​ ​bem​ ​árduo.​ ​A estimativa​ ​percebe​ ​não​ ​apenas​ ​a​ ​espécie​ ​sensível​ ​e​ ​sua​ ​relação​ ​com​ ​o​ ​prazer​ ​sensorial​ ​mas uma​ ​formalidade​ ​de​ ​bem​ ​particular​ ​para​ ​o​ ​organismo​ ​e​ ​no​ ​homem​ ​com​ ​o​ ​refluxo​ ​do​ ​espírito pode​ ​ser​ ​cogitativa​ ​operando​ ​composições​ ​e​ ​divisões,​ ​comparações​ ​e​ ​raciocínios​ ​sobre​ ​o particular.​ ​Uma​ ​fé​ ​menos​ ​frágil​ ​do​ ​que​ ​a​ ​descrita​ ​na​ ​morada​ ​anterior​ ​é​ ​relacionada​ ​a​ ​um intelecto​ ​que​ ​opere​ ​neste​ ​nível. 

________________________________________ 

Grau​ ​de​ ​ser​ ​espiritual​ ​puro​ ​na​ ​terceira​ ​morada​ ​e​ ​graus​ ​de​ ​consciência​ ​espiritual: 

3​ ​-MODUS​ ​1-​ ​memória​ ​espiritual​ ​=​ ​consciência​ ​que​ ​reflete-se/intelecto​ ​agente​ ​+​ ​intelecto possível​ ​como​ ​memória​ ​espiritual​ ​das​ ​apreensões​ ​intelectuais 

SPECIES​ ​2-​ ​intelecto​ ​=​ ​razão​ ​que​ ​compõe​ ​e​ ​divide​ ​em​ ​raciocínios​ ​abstratos​ ​+​ ​intelecto possível​ ​como​ ​apreensão/percepção​ ​do​ ​universal 

ORDO​ ​3-​ ​afetos​ ​da​ ​vontade​ ​=​ ​mutação​ ​interior​ ​afetiva​ ​+​ ​escolha​ ​efetiva​ ​que​ ​se​ ​desenvolve em​ ​comportamento​ ​exterior​ ​ou​ ​interior. 

 -​ ​Graus​ ​de​ ​memória​ ​espiritual/intelecto/vontade: 

3a​ ​-​ ​consciência​ ​natural​ ​intelectual​ ​sem​ ​a​ ​luz​ ​da​ ​fé 


Terceira​ ​morada​ ​do​ ​castelo​ ​interior: 

3b​ ​-​ ​consciência​ ​a​ ​partir​ ​da​ ​luz​ ​da​ ​fé​ ​operando​ ​em​ ​raciocínios,​ ​início​ ​de​ ​noite​ ​dos​ ​sentidos​ ​ou para​ ​os​ ​menos​ ​provados​ ​momentos​ ​de​ ​aridez​ ​que​ ​permitem​ ​maior​ ​atividade​ ​da​ ​razão​ ​e​ ​menos sensibilidade​ ​desordenada. 


Quarta​ ​morada​ ​do​ ​castelo​ ​interior: 

4-​ ​consciência​ ​a​ ​partir​ ​do​ ​início​ ​de​ ​contemplação​ ​infusa​ ​fruitiva. 


Quinta​ ​morada​ ​do​ ​castelo​ ​interior: 

5-​ ​consciência​ ​a​ ​partir​ ​da​ ​luz​ ​da​ ​fé​ ​operando​ ​numa​ ​simples​ ​aquiescência​ ​do​ ​topo​ ​do​ ​espírito, oração​ ​de​ ​união. 


Sexta​ ​morada​ ​do​ ​castelo​ ​interior: 

6-​ ​consciência​ ​a​ ​partir​ ​da​ ​luz​ ​da​ ​fé​ ​operando​ ​num​ ​êxtase​ ​ou​ ​numa​ ​renúncia​ ​heróica​ ​de​ ​si​ ​(de um​ ​eu​ ​egoísta). 


Sétima​ ​morada​ ​no​ ​seu​ ​ato​ ​mais​ ​perfeito: 

7-​ ​consciência​ ​transfigurada​ ​no​ ​ápice​ ​da​ ​união​ ​transformante​ ​quando​ ​a​ ​alma​ ​participa​ ​em Deus​ ​na​ ​geração​ ​do​ ​Verbo​ ​e​ ​na​ ​processão​ ​do​ ​amor​ ​no​ ​mais​ ​alto​ ​grau​ ​possível​ ​nesta​ ​vida. 


Morada​ ​Eterna: 

8-​ ​Consciência​ ​na​ ​beatitude​ ​celeste​ ​quando​ ​o​ ​ato​ ​de​ ​união​ ​com​ ​Deus​ ​se​ ​torna​ ​pleno​ ​sem​ ​véus e​ ​perpétuo.​ ​Oitava​ ​morada,​ ​o​ ​próprio​ ​Deus​ ​como​ ​morada​ ​e​ ​"memória"​ ​da​ ​alma. 

No comments: